Get Adobe Flash player
Home Notícias Você sabia que pode converter seu auxílio-doença em aposentadoria por invalidez? Confira como!

Você sabia que pode converter seu auxílio-doença em aposentadoria por invalidez? Confira como!

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem o auxílio-doença e têm a enfermidade agravada no período em que estiverem afastados, podem converter o benefício em aposentadoria por invalidez.

 

Para tentar a conversão, marque uma nova perícia, antes mesmo de terminar o prazo para pagamento de auxílio-doença, e apresente provas desse agravamento. Se ficar constatado que o segurado realmente não tem condições de voltar ao trabalho, é concedida a aposentadoria por invalidez.Caso o INSS não ateste a incapacidade para voltar ao trabalho, o segurado deverá procurar a Justiça Federal.

 

Um bom motivo para que o segurado tente a conversão é que a aposentadoria por invalidez tem caráter definitivo, ao contrário de outros benefícios acidentários. Com a aposentadoria, o segurado receberá mais do que se estivesse recebendo o auxílio.


Se você não tem condições de voltar ao trabalho e o INSS negou sua conversão, venha até a ASBAPI com identidade, CPF, comprovante de residência, relatórios médicos, carteiras de trabalho ou carnês de contribuição do INSS e o número do benefício para que possamos buscar a conversão para você.


Patrícia Figuerêdo

Assessoria de Comunicação- ASBAPI

Busca
Estatuto do Idoso

Espaço do Associado
IsabelBernardino
Religiosa e de personalidade forte, a senhora Isabel Bernardino de Souza luta há mais de 10 anos contra uma doença ainda não diagnosticada pelos médicos. Isabel precisou se afastar do emprego, pois a doença a impedia de exercer sua função. Tentou retornar ao mercado de trabalho, porém nunca era contratada. Como ela mesma diz: “Ninguém vai querer uma pessoa doente".
Leia mais...
Newsletter
Receba nossos boletins informativos no seu e-mail.